2001 Serpa
    Com a presença de
Doc’s Kingdom

A programação do seminário traduz a preocupação em descentralizar a exibição cinematográfica de filmes portugueses. Procura-se criar um espaço de visibilidade para a produção nacional mais recente e contribuir para a criação de um espaço, em Serpa, capaz de despertar o interesse pelo cinema documental.

13 Setembro, Quinta
Sessão #1, Noite
Luz Submersa
2001, 82 min
Fernando Matos Silva

A barragem do Alqueva recomeçou a ser construída em 1995. A nova concepção da barragem condenou ao desaparecimento a Aldeia da Luz. A sua população vai ser instalada numa nova aldeia. Para analisar o impacto que esta mudança vai provocar nos habitantes, três famílias distintas, uma de lavradores, uma de comerciantes e a outra do poeta da terra, foram seguidas ao longo de dois anos, até Março de 2001.

Debate a partir do filme de Fernando Matos Silva
14 Setembro, Sexta
Sessão #2, Noite
Com Quase Nada
2001, 61 min
Carlos Barroco e Margarida Cardoso

Um tempo que, embora ainda presente em Cabo Verde, já faz parte da nossa memória afectiva: os brinquedos tradicionais. Visão poética de uma infância cada vez mais distante.

Mais Alma
2001, 56 min
Catarina Alves Costa

Durante um Verão, o filme segue, em duas ilhas do arquipélago de Cabo Verde, o processo de criação dos espectáculos que serão apresentados no festival de teatro do Mindelo. Um olhar também sobre a vida fora do palco, acompanhando de perto pessoas que querem encontrar formas de exprimir uma identidade nova, ‘uma África’. Os ensaios e bastidores, o nascimento e a discussão das ideias dos grupos de dança Raiz di Polon e Terra a Terra, do grupos de teatro Otaca e dos Acrobatas da Pedra Rolada. O uso do corpo como instrumento de criação. E um músico, Orlando Pantera, que nos indica o caminho da inspiração: ‘mais alma…’

Debate com Carlos Barroso, Margarida Cardoso e Catarina Alves Costa
15 Setembro, Sábado
Sessão #3, Noite
25 de Abril, Uma Aventura Para a Democracia
2001, 56 min
Edgar Pêra

Um remix de imagens de arquivo, não só do 25 de Abril de 1974, mas também dos tempos da ditadura salazarista, do processo revolucionário em curso e de manifestações posteriores.

Outubro
2001, 62 min
Graça Castanheira

Em outubro de 2000, quando Graça Castanheira está em Belgrado para filmar a experiência do casal de realizadores Zoran e Svetlana Popovic que aí animam uma escola de cinema, a História rebenta em volta, com a população a tomar nas mãos a própria queda do regime de Milosevic (entretanto derrotado nas eleições, mas a resistir ao abandono). Sem deixar cair o projeto, Castanheira não pode senão alargá-lo, filmando essa revolta em direto, sempre a partir da relação com o microcosmos do casal.

Debate com Edgar Pêra e Graça Castanheira
16 Setembro, Domingo
Sessão #4, Noite
Um Olho Para Ver Outro Para Sentir
2001, 115 min
Madalena Miranda, Miguel Coelho, Susana Marques e Rita Forjaz

Um filme em quatro partes. Quatro jovens filmam as suas memórias, afectos e vivências de uma África que sempre conheceram e onde nunca estiveram. Quatro histórias que representam o sentimento de uma geração, a terceira, cujos avós foram viver para África, um olhar sobre um passado que se reflete no presente de cada um.

Debate com Madalena Miranda, Miguel Coelho, Susana Marques e Rita Forjaz
Debate a partir do filme de Fernando Matos Silva
com Fernando Matos Silva, habitantes da Aldeia da Luz, responsáveis da EDIA e Câmara Municipal de Mourão; moderado por José Manuel Costa
Debate com Carlos Barroso, Margarida Cardoso e Catarina Alves Costa
moderado por José Manuel Costa
Debate com Edgar Pêra e Graça Castanheira
moderado por Andrijana Stojkovic, António Loja Neves e José Manuel Costa
Debate com Madalena Miranda, Miguel Coelho, Susana Marques e Rita Forjaz
moderado por José Manuel Costa
Direção e Programação
José Manuel Costa, Rita Forjaz
Produção
Rita Forjaz
Projeção
Jorge Lopes, António José (Alfasom)
Design Gráfico
Guilherme Lopes Alves
Apoio à Produção
Nuno Canhita, António Jaime Cachola (Câmara Municipal de Serpa)
Moderadores de Debates
José Manuel Costa, Rita Forjaz, António Loja Neves, Andrijana Stojkovic
Organização
Apordoc, Câmara Municipal de Serpa
Financiamento
Câmara Municipal de Serpa, Instituto do Cinema e Audiovisual, Região de Turismo Planície Dourada
Patrocínios
Casa Serras, Barco
Carlos Barroco e Margarida Cardoso
Filmes apresentados
Com Quase Nada, 2001, 61 min
Catarina Alves Costa
Filmes apresentados
Mais Alma, 2001, 56 min
Edgar Pêra
Filmes apresentados
25 de Abril, Uma Aventura Para a Democracia, 2001, 56 min
Fernando Matos Silva
Depois de frequentar a London School of Film Technique, como bolseiro do Fundo do Cinema Nacional, Fernando Matos Silva é professor no Curso de Cinema do Exército, e realizador militar entre 1969 e 1970. A sua longa-metragem 'O Mal Amado' é o último filme português a ser censurado pelo Estado Novo e o primeiro a estrear após o fim da ditadura. Esta carga simbólica, que parece ser adivinhada pelo próprio filme, acompanha subtilmente os restantes. A par da realização, participa como argumentista, produtor e montador em várias produções nacionais, colaborando com realizadores como Fernando Lopes e Paulo Rocha.
Filmes apresentados
Luz Submersa, 2001, 82 min
Graça Castanheira
Graça Castanheira nasce na Angola colonial, em 1962. Após o 25 de Abril, a família regressa a Portugal onde, em 1989, Graça termina a sua formação, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Os seus filmes vão ao encontro de histórias além fronteiras com interrogações próprias e actuais.
Filmes apresentados
Outubro, 2001, 62 min
José Luis Guerín
Filmes apresentados
Madalena Miranda, Miguel Coelho, Susana Marques e Rita Forjaz
Filmes apresentados
Um Olho Para Ver Outro Para Sentir, 2001, 115 min