O Doc’s Kingdom realiza-se anualmente em Arcos de Valdevez desde 2015. O seminário internacional de cinema documental reúne uma comunidade internacional de 100 participantes para um encontro intensivo de sessões e debates com a presença de 10 cineastas convidadas ao longo de todo o seminário. Com um programa surpresa até ao início de cada projecção, o Doc’s Kingdom é a experiência integral e cumulativa que abarca as sessões de cinema, os debates, os passeios, as refeições de convívio e o encontro coletivo numa atmosfera informal e bucólica.
O Doc’s Kingdom mantém as mesmas características distintivas desde a sua primeira edição em 2000: ao longo de uma semana, o mesmo grupo vê filmes e conversa informalmente sobre eles; cada jornada inclui sessões de filmes de diferentes cineastas, propondo o diálogo entre os autores presentes e um debate coletivo aberto a todos os participantes; desde 2013, para encorajar a participação integral no seminário e intensificar a experiência de imersão total, o seminário não divulga antecipadamente o programa de filmes; ao longo do programa intensivo de projecções e debates, a experiência passa também pelo encontro com o lugar onde se realiza o seminário, promovendo a relação com a comunidade local.
Entre 2000 e 2010, o Doc’s Kingdom realizou-se em Serpa, no Baixo Alentejo. Em 2013, o encontro teve lugar nos Açores, na ilha do Faial. Desde 2007, com “A Circulação da Palavra”, o seminário propõe um ponto de partida para o itinerário de filmes e debates, como “O Fim da Natureza” em 2016, “Floresta de Signos” em 2019, ou “O Movimento das Coisas” em 2021. O debate contínuo, informal e cumulativo convida à entrada no universo de cada cineasta e sugere simultaneamente um itinerário comum, de forma a promover o cruzamento e o diálogo entre diferentes visões do cinema e do mundo.
Contrariando a dimensão quantitativa dos festivais e a formatação do espaço académico, o que aqui se propõe é uma experiência de cinema e uma experiência humana global, que desejavelmente se tornem uma só coisa. Este encontro visa proporcionar um salto no conhecimento e na visão de quem nele participa. Por um lado, através da experiência concentrada de projecções e debates. Por outro, usando como catalisadores a própria vivência de grupo e a oportunidade de mergulho num lugar inspirador, que extrai os participantes aos seus diferentes contextos habituais, convidando-os para uma experiência de imersão total.
O Doc’s Kingdom é organizado pela Apordoc, com financiamento do ICA — Instituto do Cinema e do Audiovisual / Ministério da Cultura e com o apoio do Município de Arcos de Valdevez. O programa de residências Dear Doc é organizado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
docskingdom@docskingdom.org
+351 213 470 816
+351 910 951 160
Apordoc – Associação pelo Documentário
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277, 2º
1200-385 Lisboa, Portugal
00 351 218 883 093