sobre

O seminário internacional de cinema documental reúne uma comunidade internacional de 100 participantes para um encontro intensivo de sessões e debates com a presença de 10 cineastas convidados ao longo de todo o seminário. Com um programa surpresa até ao início de cada projecção, o Doc’s Kingdom é uma experiência integral e cumulativa que abarca as sessões de cinema, os debates, os passeios, as refeições de convívio e o encontro coletivo numa atmosfera informal e bucólica.

 

O Doc’s Kingdom mantém as mesmas características distintivas desde a sua primeira edição em 2000: ao longo de uma semana, o mesmo grupo vê filmes e conversa informalmente sobre eles; cada jornada inclui sessões de filmes de diferentes cineastas, propondo o diálogo entre os autores presentes e um debate coletivo aberto a todos os participantes; desde 2013, para encorajar a participação integral no seminário e intensificar a experiência de imersão total, o seminário não divulga antecipadamente o programa de filmes; ao longo do programa intensivo de projecções e debates, a experiência passa também pelo encontro com o lugar onde se realiza o seminário, promovendo a relação com a comunidade local.

 

Contrariando a dimensão quantitativa dos festivais e a formatação do espaço académico, o que aqui se propõe é uma experiência de cinema e uma experiência humana global, que desejavelmente se tornem uma só coisa. Este encontro visa proporcionar um salto no conhecimento e na visão de quem nele participa. Por um lado, através da experiência concentrada de projecções e debates. Por outro, usando como catalisadores a própria vivência de grupo e a oportunidade de mergulho num lugar inspirador, que extrai os participantes aos seus diferentes contextos habituais, convidando-os para uma experiência de imersão total.

 

O Doc’s Kingdom é organizado pela Apordoc, com financiamento do ICA — Instituto do Cinema e do Audiovisual / Ministério da Cultura e com o apoio do Município de Odemira.

docskingdom@docskingdom.org
+351 213 470 816

 

Apordoc – Associação pelo Documentário
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277, 2º
1200-385 Lisboa, Portugal
+351 218 883 093

 

instagram

facebook

Organização
Financiamento
Apoio à programação
Apoio
Parceiros Locais
Parceiros Dear Doc