Quarta-feira, 3 setembro 2025, 19h
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa — Auditório Lagoa Henriques
(Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa)
Encontro público dedicado à Mostra Internacional de Cinema de Intervenção, que decorreu no Estoril em 1976. Concebida na sequência da Revolução dos Cravos, a programação de nove dias da Mostra parece ter sido moldada por redes de solidariedade que conectavam filmes e cineastas do Sul e do Norte globais. Ao colocar em relação as lutas anticoloniais e antifascistas com os movimentos operários e feministas, o festival articulou o potencial do cinema como intervenção nas divisões políticas, territoriais e sociais.
Este encontro público integra um workshop de três dias que dá início a um projeto coletivo de investigação sobre as ressonâncias atuais da Mostra, com contributos de Ana Algarra Navarro, Catarina Boieiro, Nabil Djedouani, Philip Widmann, Raquel Schefer, Stefanie Baumann, Volker Pantenburg, entre outras pessoas. Esta sessão pública é um convite a quem quiser juntar-se à conversa entre os participantes do workshop sobre vários aspetos da Mostra, para uma reflexão comum acerca dos legados e futuros do cinema enquanto forma de intervenção.
Organização: Doc’s Kingdom e Philip Widmann (Universidade de Zurique).
Com o apoio do Fundo Nacional Suíço para a Investigação Científica, no âmbito do projeto de investigação «Paranational Cinema – Legacies and Pratices», bem como do Graduate Campus da Universidade de Zurique.