Estão abertas as candidaturas para o programa de bolsas Dear Doc 2025.
Além de tornar o seminário Doc’s Kingdom mais acessível a estudantes e profissionais de cinema emergentes, o programa Dear Doc visa reforçar a dimensão pedagógica e coletiva do seminário. A bolsa cobre os custos associados à participação e inclui também uma série de conversas e atividades exclusivas nos dois dias que antecedem o início do seminário. Em 2025, a programação do Doc’s Kingdom irá centrar-se nas práticas cinematográficas coletivas. O grupo de bolseiros/as Dear Doc são encorajados/as a produzir peças escritas e sonoras, de forma colaborativa ou independente.
— Serão atribuídas 4 “Bolsas Dear Doc” a estudantes ou profissionais emergentes que trabalhem na área do cinema (realizadores, artistas, críticos de cinema, programadores, investigadores, editores, produtores, distribuidores, educadores) de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.
— Serão oferecidas 2 Bolsas “Dear Doc Fellowship for Programmers” a programadores/as de cinema de qualquer nacionalidade, que tenham pelo menos três experiências profissionais anteriores em curadoria de cinema/imagem em movimento.
Outras bolsas serão concedidas através de parcerias institucionais.
Antes de submeter uma candidatura, leia atentamente o regulamento e instruções abaixo:
1. Quem pode candidatar-se:
— A bolsa “Dear Doc Fellowship for Programmers” destina-se a pessoas com experiência anterior em programação cinematográfica, sem restrições de nacionalidade ou país de residência. Duas bolsas individuais serão oferecidas a pessoas que nunca tenham participado no Doc’s Kingdom anteriormente.
— As bolsas “Dear Doc Fellowships” destinam-se a profissionais emergentes ou estudantes na área do cinema com nacionalidade portuguesa ou residência em Portugal. Serão oferecidas quatro bolsas individuais a pessoas que nunca tenham participado no Doc’s Kingdom.
2. Foco principal do programa:
Em 2025, o programa Dear Doc centrar-se-á no pensamento crítico e na transmissão em torno do Arquivo Doc’s Kingdom e do programa artístico desta edição, focado em práticas cinematográficas coletivas. São encorajados a candidatar-se perfis com interesse em escrita, crítica, podcasts, investigação, práticas colaborativas e pedagógicas.
3. Cobertura:
As bolsas cobrem a participação no Doc’s Kingdom 2025 em Odemira (Portugal), incluindo o acesso a todas as sessões, debates e outras atividades programadas entre 14 e 19 de novembro. A bolsa inclui alojamento, refeições e transporte no local, mas não cobre o transporte entre o local de residência e Odemira.
Os/as candidatos/as à bolsa “Dear Doc” aceitam partilhar um quarto para 4 pessoas. Os/as candidatos/as à bolsa “Dear Doc for Programmers” aceitam partilhar um quarto duplo, se necessário.
4. Atividades exclusivas:
O programa Dear Doc inclui atividades exclusivas nos dois dias que antecedem o seminário, com início a 12 de novembro, organizadas em torno de três eixos:
— Encontros: conversas com programadores, artistas e outros convidados sobre temas relacionados com o programa do seminário de 2025.
— Imersão: Sessões de escuta, leitura e discussão com base em materiais do Doc’s Kingdom Archive e outros conteúdos, em preparação para o seminário e os debates coletivos.
— Criação: co-elaboração de uma peça áudio (Sonic Letters #03). Convidamos a escrever textos curtos, ensaios ou entrevistas relacionados com o programa do Seminário.
5. Requisitos de participação:
A aceitação da bolsa implica a participação em todo o programa de atividades em Odemira e espera-se a participação ativa nos debates coletivos durante o seminário. A entrega de um relatório individual deve ser feita até 30 de novembro de 2025.
6. Processos de candidatura:
O período de candidatura decorre até 3 de agosto (até à meia noite, GMT+1). A equipa do Doc’s Kingdom é responsável pela seleção. Os resultados serão anunciados publicamente até 20 de agosto. A decisão de seleção é definitiva e não está sujeita a recurso.
7. Validação da bolsa:
A bolsa é confirmada após a aceitação e o cumprimento das condições aqui descritas.
8. Participação não garantida:
A candidatura ao programa Dear Doc não garante a reserva de uma vaga como participante no seminário Doc’s Kingdom.
9. Responsibilidade:
O Doc’s Kingdom está empenhado em ser um espaço aberto e inclusivo para todos os participantes, incluindo cineastas, bolsistas, visitantes, funcionários e parceiros. O Doc’s Kingdom não se responsabiliza por quaisquer questões que surjam durante a estadia em Odemira que estejam fora do âmbito do programa ou das acomodações fornecidas. Qualquer pessoa que testemunhar uma situação anómala deve alertar um membro da equipa ou escrever para docskingdom@docskingdom.org ou dir.apordoc@apordoc.org.
10. Comunicação:
As perguntas serão respondidas exclusivamente por e-mail. Até 30 de julho, em docskingdom@docskingdom.org
>> Prazo para candidaturas: até 3 de agosto, à meia-noite (GMT+1).
Para se candidatar, envie uma breve biografia e uma carta de motivação através deste link.