Quarta-feira 24.09, 19h — Cinemateca Portuguesa
Doc’s Kingdom, Robert Kramer [cópia restaurada inédita]
(1987, PT/FR, 93 min., com legendas em português)
No âmbito da comemoração do 25.º aniversário do Doc’s Kingdom — Seminário Internacional de Cinema Documental, a Cinemateca Portuguesa apresenta pela primeira vez a cópia restaurada do filme Doc’s Kingdom, de Robert Kramer.
Prelúdio na obra de Robert Kramer para Route One/USA, e produzido por Paulo Branco com a condição de que fosse filmado em Portugal, Doc’s Kingdom segue a história de um médico americano, expatriado em Lisboa, e do seu difícil reencontro com o filho. Doc vive isolado, rodeado por memórias, por encontros e diálogos que atravessam fronteiras geográficas e políticas. Combinando ficção, reflexão autobiográfica e comentário histórico, o filme tece um retrato singular da desilusão e da persistência da utopia.
Sessão introduzida por José Manuel Costa, um dos fundadores do seminário cuja primeira edição teve lugar em Serpa no ano 2000. Vinte e cinco anos depois, revisitamos as origens deste encontro anual com o filme que encerrou a sua primeira edição.
>> Convites duplos disponíveis através de reserva por email:
docskingdom@docskingdom.org
Sessão organizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa.