Ali, Aqui – realizado por Fábio Lima, José Monteiro, Marlene Nobre, Martina Maher, Rafael Moura, Sony (Edmilson Furtado)
2025 | Portugal | 70’ | Português com legendas em inglês
Terça-feira 24 Outubro 2025, 19h — Cinemateca Portuguesa
Rafa sai de casa para cumprir um recado do pai: comprar vinho para a cachupa do almoço. Ao atravessar o bairro, multiplicam-se encontros e histórias — Nelson convence Txidy a cortar-lhe o cabelo em troca de ajuda; Jamir procura Tofinha nas hortas junto ao Tejo; Sony deambula pelo Penajóia em busca de palavras para o seu poema Ali. Entre percursos, vozes e memórias, o filme desenha um retrato do Monte da Caparica a partir da experiência e da imaginação dos seus habitantes.
Resultado de um processo colaborativo no âmbito do projeto de cinema comunitário Atlas Almada, produzido pela Terratreme, Ali Aqui dialoga com o programa Doc’s Kingdom 2025, dedicado às práticas cinematográficas coletivas. O filme propõe um gesto de criação partilhada e em construção permanente: um espaço de encontro e de escuta, onde a experiência do cinema se faz em comum.
Esta sessão especial na Cinemateca Portuguesa inscreve-se na continuidade de um trabalho que aproxima o Doclisboa e o Doc’s Kingdom, sublinhando a vitalidade das práticas coletivas no cinema contemporâneo.
Sessão organizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Doclisboa.