Edições
   
2025
Uma Colectiva Harmonia Desarticulada
   
2024
Formas de Escutar
   
2023
Corte—Travessia
   
2022
Gestos e Fragmentos
   
2021
O Movimento das Coisas
   
2019
Floresta de Signos
   
2018
Máquina do Mundo
   
2017
Emergir no Conflito
   
2016
O Fim da Natureza
   
2015
Todas as Fronteiras
   
2013
Ideia de uma Ilha
   
2010
A Imagem-Arquivo
   
2009
Reinterrogar a Imagem Política
   
2008
Paisagem: o Trabalho do Tempo
   
2007
A Circulação da Palavra
   
2006
Doc’s Kingdom
   
2005
Doc’s Kingdom
   
2003
O Seminário Nacional
   
2002
Doc’s Kingdom
   
2001
Doc’s Kingdom
   
2000
Doc’s Kingdom
Notícias        
27 Agosto 2026
A Apordoc torna-se um Espaço Livre de Apartheid

A Apordoc — Associação pelo Documentário, o Doc’s Kingdom e o Doclisboa tornaram-se Espaços Livres de Apartheid (ELA).

 

No âmbito do movimento BDS, a campanha “Apartheid Free Zones” (ELA, em português) procura promover a criação de espaços progressistas e interseccionais em todo o mundo, livres de genocídio, de apartheid e do colonialismo de Israel, e que agregem estas múltiplas lutas pela justiça e pela igualdade. Tal como definido pelo BDS Portugal:

A guerra genocida de Israel contra os 2,3 milhões de palestinianos na Faixa de Gaza ocupada e sitiada aumentou a importância de expandir os ELAs: não pode haver funcionamento normal sob o apartheid e o genocídio. […] Uma organização, sindicato ou empresa local que deseja tornar-se um Espaço Livre do Apartheid compromete-se a abster-se de fornecer qualquer tipo de apoio ao regime de opressão de Israel. Esse objetivo pode ser alcançado por meio de uma série de medidas, dependendo do contexto sociopolítico local, das alianças e do tipo de espaço.

 

Os Espaços Livres de Apartheid comprometem-se a cortar laços com os alvos prioritários do BDS e com empresas listadas por grupos de investigação autorizados da ONU e da sociedade civil, sempre que possível. Em Lisboa, são também membros da rede ELA espaços como a Sirigaita, a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, a Bota ou a Casa do Comum.