edições
2023
Corte—Travessia
2022
Gestos e Fragmentos
2021
O Movimento das Coisas
2019
Floresta de Signos
2018
Máquina do Mundo
2017
Emergir no Conflito
2016
O Fim da Natureza
2015
Todas as Fronteiras
2013
Ideia de uma Ilha
2010
Imagem-Arquivo
2009
Reinterrogar a Imagem Política
2008
Paisagem: o Trabalho do Tempo
2007
A Circulação da Palavra
2006
Doc’s Kingdom
2005
Doc’s Kingdom
2003
Doc’s Kingdom
2002
Doc’s Kingdom
2001
Doc’s Kingdom
2000
Doc’s Kingdom
notícias
23 Outubro 2023
Convocatória: Dear Doc 2023

Estão abertas as candidaturas ao programa Dear Doc 2023.

O programa Dear Doc visa favorecer o acesso e aprofundar a dimensão pedagógica e colectiva do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental. Este ano, além de cobrir os custos de participação no seminário, o programa inclui uma série de encontros e atividades exclusivas nos dois dias que antecedem o início do seminário, 28 e 29 de Novembro.

— Serão oferecidas 4 bolsas “Dear Doc Fellowships” destinadas a estudantes e profissionais emergentes na área do cinema (crítica, programação, investigação, realização, montagem, produção e distribuição), de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.
— Serão oferecidas 2 bolsas “Dear Doc New Fellowship for Programmers” destinadas a programadores/as de qualquer nacionalidade.

 

Em 2023, o programa Dear Doc foca-se sobretudo no pensamento e transmissão em torno do Arquivo Doc’s Kingdom e da programação artística que este ano se dedica à noção de montagem. Oferecendo um aprofundamento da experiência do seminário, o Dear Doc pretende estimular a criação colaborativa de conhecimento e de materiais escritos e orais.

 

 

REGULAMENTO

 

1. A quem se destina o programa Dear Doc 2023:
— As bolsas “Dear Doc New Fellowship for Programmers” destinam-se a pessoas com experiência prévia em programação de cinema, sem restrições de nacionalidade ou país de residência. Serão oferecidas duas bolsas individuais. Será dada preferência a pessoas que nunca participaram no Doc’s Kingdom e que, deste modo, ficarão aptas a candidatar-se à convocatória de programação que será aberta anualmente.
— As bolsas “Dear Doc Fellowships” destinam-se a estudantes e profissionais emergentes na área do cinema (crítica, programação, investigação, realização, montagem, produção e distribuição) com nacionalidade portuguesa ou residência em Portugal. Serão oferecidas quatro bolsas individuais. Quem já beneficiou de uma bolsa Dear Doc no passado não se pode voltar a candidatar.

 

2. Em 2023, o programa Dear Doc terá um foco no pensamento e transmissão em torno do Arquivo Doc’s Kingdom e da programação artística desta edição, nomeadamente da noção de montagem. Serão privilegiados perfis com interesse em escrita, crítica, podcasts, programação, pesquisa, mediação, práticas colaborativas e educativas.

 

3. As bolsas cobrem a participação no Doc’s Kingdom 2023 em Odemira, incluindo o acesso a todas as sessões, debates e demais atividades previstas entre 28 de Novembro e 5 de Dezembro de 2023. A bolsa inclui alojamento, alimentação e transporte no local, mas não cobre o transporte entre Odemira e o local de residência.
3.1 As duas bolsas para programadores/as incluem um apoio adicional de 200€ para apoiar as despesas com a viagem.

 

4. O programa Dear Doc inclui a participação em atividades exclusivas nos dois dias que antecedem o seminário, a 28 e 29 de Novembro, organizadas sob três eixos:
Encontros: conversas com programadores/as, investigadores/as e profissionais de cinema em torno de temas relacionados com a programação do seminário.
Imersão: sessões de escuta, leitura e análise a partir de materiais do Arquivo Doc’s Kingdom. Preparação para o seminário e para os debates colectivos após as sessões.
Criação: co-elaboração de uma peça auditiva (podcast) a partir de arquivos, textos disponibilizados, entrevistas com cineastas e participantes presentes. Elaboração de textos curtos sobre o seminário e os filmes exibidos, entrevistas, ensaios.

 

5. A aceitação da bolsa Dear Doc para o Doc’s Kingdom 2023 implica a participação no programa integral de atividades em Odemira, assim como a entrega de um relatório individual até 15 de Dezembro 2023.
5.1 A bolsa “Dear Doc New Fellowship for Programmers” implica, adicionalmente, a moderação de um debate colectivo durante o seminário.

 

6. O período de candidaturas decorre até 3 de Novembro (até à meia-noite). A seleção é da responsabilidade da equipa do Doc’s Kingdom, sendo os resultados anunciados publicamente até 14 de Novembro, sem lugar a recurso.

 

7. A bolsa do programa Dear Doc para programadores/as só é definitivamente validada após confirmação de aceitação da mesma e do cumprimento das condições descritas.

 

8. A candidatura ao programa Dear Doc não garante a reserva de lugar como participante no seminário Doc’s Kingdom.

 

9. O Doc’s Kingdom não se responsabiliza por qualquer problema surgido durante a estadia em Odemira, que esteja fora do âmbito do programa ou dos alojamentos garantidos pelo seminário.

 

10. O Doc’s Kingdom é um espaço aberto e inclusivo para a comunidade internacional de participantes – cineastas, participantes, bolseiros/as, visitantes, equipa e parceiros. Nesse espaço, o debate é natural e bem vindo, desde que sempre pautado pelo respeito mútuo e o civismo. Qualquer pessoa que testemunhe uma situação anómala deverá alertar um membro da equipa, ou escrever para docskingdom@docskingdom.org ou para dir.apordoc@apordoc.org.

 

 

Candidaturas aceites até à meia-noite de 3 de Novembro 2023 (GMT+1).

Enviar nota biográfica e carta de motivação através deste link.