Edições
   
2024
Formas de Escutar
   
2023
Corte—Travessia
   
2022
Gestos e Fragmentos
   
2021
O Movimento das Coisas
   
2019
Floresta de Signos
   
2018
Máquina do Mundo
   
2017
Emergir no Conflito
   
2016
O Fim da Natureza
   
2015
Todas as Fronteiras
   
2013
Ideia de uma Ilha
   
2010
A Imagem-Arquivo
   
2009
Reinterrogar a Imagem Política
   
2008
Paisagem: o Trabalho do Tempo
   
2007
A Circulação da Palavra
   
2006
Doc’s Kingdom
   
2005
Doc’s Kingdom
   
2003
O Seminário Nacional
   
2002
Doc’s Kingdom
   
2001
Doc’s Kingdom
   
2000
Doc’s Kingdom
Notícias        
3 Junho 2025
24-25 Jun | Films From Below: Emancipation Through Cinema, com Federico Rossin

Nos dias 24 e 25 de junho, terá lugar na Casa do Comum um seminário intensivo com Federico Rossin, que participou e colaborou na programação do Doc’s Kingdom em 2013.  Intitulado “Films From Below: Emancipation through Cinema”, o seminário será conduzido em inglês e decorrerá das 10h30 às 18h30, na Casa do Comun do Bairro Alto.

 

Quais são as estratégias e formas através das quais o cinema tem representado, em imagens e sons, um processo educativo e pedagógico? Como pode o fazer de um filme transformar-se num processo de emancipação que envolva horizontalmente todos os participantes? Não faremos mais um seminário sobre a escola, mas sim sobre o cinema documental enquanto obra aberta em construção, como forma de vida em devir, como instrumento de auto-consciência com os outros, como trabalho coletivo de libertação e resistência. Percorreremos uma vasta panóplia de experiências pedagógicas radicais ocorridas nas mais diversas esferas, países e momentos históricos, e analisaremos em conjunto obras cinematográficas realizadas por/com os mais diversos atores políticos e sociais envolvidos em práticas de pedagogia cinematográfica radical (crianças fora do sistema escolar, adolescentes de rua, imigrantes de primeira e segunda geração, populações indígenas, pessoas analfabetas, pacientes com doenças mentais, trabalhadores pós-coloniais, camponeses sem terra, entre outros).

 

Federico Rossin é crítico, historiador, professor e programador de cinema. Estudou literatura, história da arte e filosofia. É curador nas áreas do cinema experimental, documental e de animação, e programador independente para festivais internacionais (entre outros: États généraux du film documentaire de Lussas, Cinéma du Réel, Doclisboa) e cinematecas (entre outras: Film Museum Vienna, Cinémathèque Française, Cineteca Italiana). Publicou sete livros e colabora regularmente com diversas revistas (entre outras: Il Manifesto, Cahiers du Cinéma).

 

Este seminário é aberto a todxs. Por favor, envie um e-mail para phildoc@fcsh.unl.pt caso deseje participar. A inscrição é obrigatória, pois os lugares são limitados.

 

Este evento é organizado pelo Doc’s Kingdom, em colaboração com grupo de investigação Pensar o Documentário da IFILNOVA. Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/00183: Instituto de Filosofia da NOVA.