A Apordoc tem o prazer de anunciar Marcia Mansur como a nova directora do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental. Produtora, doutorada em Antropologia pela Universidade de Campinas, Marcia Mansur desenvolveu trabalho em diversas instituições como UnionDocs e British Council, além de ser sócia-fundadora do Estúdio Crua. Ao longo de duas décadas, construiu uma relevante experiência nas áreas da produção documental e de artes media, no envolvimento e trabalho junto de diferentes públicos e comunidades no Brasil, Estados Unidos e Portugal, bem como enquanto investigadora em diferentes contextos. Entre outras associações, Marcia Mansur é sócia da Apordoc e da MUTIM – Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento. Acreditamos que esta direcção trará ao Doc’s Kingdom um fôlego renovado, encontrando nela as qualidades profissionais e humanas que garantirão a continuidade do Seminário enquanto um momento fundamental para a comunidade de cineastas, artistas e público portugueses e internacionais.
É também com muita alegria que a Apordoc anuncia que o Seminário Doc’s Kingdom acontecerá este ano de 30 de Novembro a 5 de Dezembro no concelho de Odemira. Após longos e frutuosos ciclos em Serpa e Arcos de Valdevez, com uma edição também nos Açores, abraçamos esta nova casa para o Doc’s Kingdom como uma oportunidade de continuar a inventar formas de conexão entre a vivência do cinema e a vivência da comunidade em que o Seminário se insere. Agradecemos ao Município de Odemira o entusiasmo, e estamos ansiosos por lá encontrar a comunidade Doc’s Kingdom – a do presente e a do futuro.
Finalmente, anunciamos que no dia 18 de Julho será aberto concurso internacional para o projecto de programação de 2023.
A direcção da Apordoc agradece a todos os que nos acompanharam neste período de reflexão e construção de um novo ciclo para o Doc’s Kingdom, que demonstraram a vitalidade do Seminário nas suas diversas formas de existir em cada um dos que nele participa.